terça-feira, setembro 28, 2010

O que me faz feliz!

Cheesecake feita para Aninha!



Uma das coisas que mais me faz feliz no mundo é, sem duvida, cozinhar. Poucas coisas me deixam tão contente ou calma, como horas na cozinha em frente a uma infinidade de ingredientes e um fogão. Sempre que me perguntam o motivo de eu gostar tanto eu não sei muito bem como responder.

Pensando sobre isso, acho que é o cuidado. Eu simplesmente gosto de fazer coisas que exigem meu cuidado e atenção. E cozinhar, exige atenção! Exige cuidado. Carinho. Amor. E, claro, um pouco de paciência. Porque nem sempre sai como a gente quer.

Seja algo simples como uma cheesecake - e acredite, é simples - ou complicado como meu bolo de aniversário, a atenção tem que ser a mesma. E tem que ser total. E isso é ótimo.

Eu me desligo completamente quando estou cozinhando. Me desligo de problemas e de pensamentos que me deixam triste. Sou simplesmente eu e algo para ser feito. Algo que eu sei fazer e que eu sei que se me dedicar vai ficar bom. 

Claro, as vezes eu erro e não posso mentir que fico muito triste. Triste de ficar quieta e de não ter mais vontade de fazer nada, porque é sempre ruim quando você se dedica a alguma coisa e ela não sai como imaginou. É frustraste, chato e estraga meu dia. Mas passa e depois é só tentar outra vez que dá certo.

Poucas coisas me fazem mais feliz do que terminar um bolo e ele ficar lindo. Lindo para mim e para os outros. Taí outra beleza de cozinhar. É algo que eu faço para mim, que me deixa feliz, que faz com que eu me sinta bem, mas também é algo que eu faço para as pessoas que amo e que deixa elas felizes e nada, nada mesmo, me deixa mais feliz do que deixar aqueles que amo felizes. É tão bom você preparar algo com carinho por alguém e esse alguém gostar. É feliz demais você ver alguém comendo sua comida com prazer mesmo. 

Minha comida preferida não é a minha. Mamãe é boa demais nisso e nada no mundo é melhor do que seu peixe com camarões e creme de leite ou seu caldo-verde em um dia de frio. É nela que eu penso quando estou cozinhando. Um dia, eu vou cozinhar tão bem quanto ela. Vou sim. Mas tenho certeza que ainda vou continuar preferindo a comida dela a minha. Porque apesar de eu amar comer, a graça em cozinhar, para mim, não está em comer. Comer é só uma conseqüência.... Não é mesmo a melhor parte.

Na verdade, na verdade, acho que a graça de cozinhar é que ali é um dos poucos momentos em que eu não penso em mais nada, em que eu não intelectualizo nada, em que eu só sinto e faço e da certo! Porque acreditem, quase sempre, dá certo! Portanto, se um dia alguém quiser me fazer feliz  é só pedir para eu cozinhar algo. Pode ter certeza que eu vou fazer com carinho, e caso não fique bom, eu prometo pagar a pizza.


5 comentários:

  1. "é sempre ruim quando você se dedica a alguma coisa e ela não sai como imaginou"

    Essa parte me lembra de uma certa sobremesa que você fez quando a gente ainda tava no colégio...

    ResponderExcluir
  2. Percebemos que muita coisa se passou desde então. :D

    ResponderExcluir
  3. Eu adoraria saber fazer doces, acho praticamente mágico o ato de transformar ingredientes em algo. E dificilmente doces não encantam alguém, não tiram um sorriso e expressões de felicidade. Docerias são lugares de sonhos. Adoro.

    Contudo, eu não fui dotado da paciência de confeitero, ou da tranquilidade de um chef. Comidas demoram, pratos demoram, e eu sou muito ansioso e imediatista. Apesar de me esforçar, e fazer muita besteira/bagunça/sujeira enquanto cozinho (ou tento - tragicamente).

    E quanto a comida de mãe, ela sempre será comida de mãe, e não existe nada melhor que comida de mãe.

    Minha mãe cozinha absurdamente bem, e felizmente, não é só na minha opinião, contudo, ela insiste que minha avó cozinhava melhor, e realmente comi coisas maravilhosas que minha avó fazia, mas algo que ela sempre comenta e ficou devendo foi a pizza. Well, fico na curiosidade da tal melhor pizza do mundo.

    Adorei o texto btw. E vc fala q fica ruim. Mentir é feio.

    ;*

    ResponderExcluir
  4. hummm...!

    Sério, enquanto lia seu post acabei lembrando de cheiros e sabores, das diversas e maravilhosas refeições, doces e lanchinhos que você fez e tive a sorte de saborear.

    Cara, não há como pensar em fazer dieta, quando comer é tão bom assim (prefiro carregar mais nos exercícios para compensar :P)!

    e mais do que o sabor, sempre surpreendente (até nos risotos de limão siciliano =D) o que é mais legal é ver como aquilo tudo faz parte de você, milhares de ingredientes, formulas e combinações - que como o Bruno disse, são mágicas, alquímicas - e também, é incrível como cada prato vem com algo seu, carinho, humor...

    Seja com instruções do lado ou instintivamente, o resultado sempre surpreende! Ainda que às vezes não funcione e você fique triste, sempre dá um jeito de adaptar alguma idéia, e inovar em outras receitas...

    Essa alegria é uma das coisas mais lindas de se ver!

    Ah, caso você diga que eu sou o único que sempre gosta do que você faz, aqui está a Paçoca para desmentir (Au!)!

    Beijocas gatinha

    ResponderExcluir
  5. Hum...
    só de olhar esse cheese cake me deu água na boca!!!
    Vc faz comidinhas deliciosas... sou totalmente a favor de vc comercializar suas delícias...
    Acho que já demorou...
    Bjs

    ResponderExcluir