segunda-feira, setembro 26, 2011

Solidão e Melancolia



Sabe aquela coisa de estar se sentindo sozinha no meio de montes de pessoas? Eu sinto isso com freqüência. A tal solidão...

Não é necessária estar sozinha para me sentir assim. E também independe de a pessoa que está ao meu lado ser alguém que eu ame ou não. É só um sentimento dentro do peito que faz com que eu me sinta alheia ao mundo e as pessoas, e que aperta o peito.

Sempre liguei essa sensação com a melancolia que sinto. Aquele "nozinho" no meio do peito que as vezes está mais frouxo, as vezes mais apertado, mas sempre está lá. A melancolia tão ligada aos portugueses e seu fado e com a qual eu convivo faz muito tempo.

Melancolia e solidão para mim sempre andaram de mãos dadas. Dois apertos no peito que vivem dentro de mim e que eu não posso explicar para outras pessoas.

Ultimamente tenho resolvido me livrar deles. Abrir o peito, desfazer os "nozinhos" e respirar mais livre. Não é fácil e então eu cuido de um de cada vez.

Primeiro a melancolia... Um passo de cada vez. Entender que não, ela não faz parte de mim desde sempre, ela não é algo inerente à minha pessoa, que eu posso sim me livrar dela. Não há nada de errado em sentir tristeza vez ou outra, mas há tudo de errado em deixar com que isso passe a ser parte de você de forma que você nem sem lembra como é viver sem.

Os nós tem se soltado, o peito está sim mais aberto, parece que ela não está ali sempre ou, se está, não é tão forte ou tão incômoda. Aos poucos eu vou me livrar dela, e quando me livrar corro para mandar embora a solidão.

O mais legal é que percebo cada vez mais como as duas estão ligadas, pois me livrando da melancolia, sem querer, tenho sentido cada vez menos só.

Um comentário:

  1. Hey Flá,

    Eu bem entendo como você se sente. Eu também tenho essas fases mais melancólico, mas bah, sempre dou um jeito de melhorar. No fim, eu gosto do meu jeito de encarar a vida. hahahaha

    E me sentir sozinho então? Parece uma constante, mas as vezes é o que eu mais quero, enquanto em outras, é o que eu menos preciso. Complicado, complicado. Solidão não depende de pessoas, ou quantidade delas, mas qualidade e sentimento.

    Você pode se sentir só ao lado de milhares, ou se sentir completa ao lado de alguns poucos. É mais como você se percebe em relação aos outros, do que eles mesmo, claro, que também o quanto você recebe de quem você espera algo. Como eu disse, complicado.

    Solidão me deixa melancólico, mas eu também não posso dizer que acho poética a melancolia. Eu gosto, mas como você, não pra sempre, não como uma constante, porque também é uma sensação maravilhosa quando ela passa, e bom, para ela passar ela teve que estar lá um dia, não é?

    Você melhora, e precisando de qualquer coisa é só clicar na janela. E o texto ficou lindo, você ta realmente ótima no seu blog, devia parar com essas inseguranças.

    bjs

    ResponderExcluir