segunda-feira, setembro 30, 2013

É!


Quando todas as manifestações começaram, quando o povo começou  sair na tua pra gritar por algo novo, eu fiquei confusa. Confusa, porque não sabia o que pensar de tudo. Confusa porque achava que faltava foco. Porque achava que tinha vandalismo demais, bandeira política demais, artistas demais. Mas eu pensei muito sobre tudo, e esses pensamentos acabaram virando um e-mail para o Rhica, que tinha o título de "Tomara" . Esse e-mail dizia o seguinte:

Amor,

Hoje, ao ler as notícias sobre as manifestações de ontem, fiquei pensando no motivo. O que motiva milhares de pessoas a sair às ruas e gritar com força que "ou pára a robalheira ou paramos o Brasil"? Será que são mesmo os R$0,20 do ônibus? Será que são os ônibus lotados e sem estrutura? Será que é o colapso do transporte público? Ou será que é mais?


É a fila para um atendimento no posto de saúde que é feito sem cuidado ou dignidade?

É a fila para que seu filho tenha lugar na escola pública mais perto da sua casa (ou pelo menos não tão longe), para que ele não aprenda?

É a eleição do Renan Calheiros para Presidência do Senado depois de tanto protesto, tanto pedido, tantas assinaturas?

São os estádios da Copa começados e não terminados, com um gasto absurdo do dinheiro público?

São os aeroportos que não funcionam?

É a alta carga tributária da qual não se vê destinação?

É a robalheira deslavada do dinheiro público, meu, seu, nosso?

É a polícia despreparada e desestruturada que não sabe lidar com manifestação?

É a super população prisional, que não reeduca, não reabilita, não faz ninguém melhorar?

São as muitas formas que se encontra para levar um celular para dentro da cadeia sem que ninguém "veja" nada ou "faça" nada?

Ou é tudo isso e muito mais? Muito, muito, muito mais...

Eu sou brasileira. Com orgulho. O amor por meu país é, para mim, algo que está além do que posso explicar. Esse amor que me faz chorar toda vez que ouço o hino, que me arrepia quando eu olho nosso mapa e vejo o tamanho e a grandeza dessa terra linda. Esse amor que me faz seguir.

Pelo meu país sou capaz de tudo. Ele me fortalece e me enche de alegria. 
Esse país gigante e cheio de graça e sorrisos.

Faço parte dessa geração meio dorminhoca, meio apática, que não sabe pelo que lutar ou, talvez, não saiba como lutar. Essa geração que viu sentada o país ser governado por um dos governos mais corruptos e ... deixou. Essa geração que parece não acordar, mesmo depois do mensalão, mesmo depois das denúncias, mesmo depois de tantas provas.

Então, apesar do vandalismo, apesar de não concordar com a maioria das bandeiras políticas levantadas nas manifestações, apesar de achar que, pode ser que tudo não passe de fogo de palha, tem um lado meu que fica feliz. Feliz em ver minha geração acordar e gritar e brigar por um país melhor. Tomara que dê certo, tomara que melhore. E lendo o texto escrito pelo Jair Oliveira, não tem como não se emocionar:


Jair Oliveira (@jairoliveira), cantor, no Twitter: "Eu vi; juro que vi! Hoje eu vi de perto um gigante. Bem de perto mesmo... Possuía milhares de olhos, bocas e corações. Mas não era como aqueles gigantes das histórias infantis que, geralmente, habitam terríveis pesadelos nas noites de imaginativas crianças. Era um gigante determinado, porém nada agressivo. Calmo, mas de forma alguma apático. Cansado, mas nunca vencido. Admirei com estes olhos que ganhei do divino o incrível poder deste gigante, com quem nunca imaginei esbarrar nesta minha insignificante aventura na Terra. Mas esbarrei... Graças ao bom Pai, esbarrei nesta criatura que há muito tempo estava adormecida, quase que em coma induzido, pois a nada reagia, por nada despertava. Agora despertou faminto. Faminto não por miudezas (como muitos sugerem); faminto sim por justiça, por dignidade, por respeito e glória; muitas glórias. Espero que o gigante tenha descansado o suficiente para tão cedo não pensar em voltar a dormir. E pelo o que vi hoje, não dormirá jamais. Eu sim vou dormir bem, muito bem. Mas dormirei tranquilo, na certeza de que hoje (17/06/2013) não terei pesadelos. Pois sonharei com um gigante! #mudabrasil #ogiganteacordou".
Beijos.

Ok! O texto pode até ser meio desconexo, mas acho que dá para entender o sentido do que eu estava sentindo naquele momento. Mas dai o tempo passa e vem mais robalheira, vem mais notícias, vem embargos infringentes no STF, vem gente desviando mais dinheiro e muda o sentimento. 

Hoje, pela manhã, escutei uma notícia simples no rádio. Os vereadores de Sarandi (cidade no interior do Paraná), gastaram até setembro cerca de 140 mil com diárias. Sarandi conta com 11 vereadores (pelo que me lembro) e eles gastaram 140 mil reais em diárias! Só para ter uma idéias, Maringá, cidade próxima e bem maior, que tem 6 vereadores a mais gastou 7 mil. Sabe o pior de tudo? A noticia não espanta, só deixa triste.

Nessas horas eu percebo que pouco muda e da aquela sensação de que não adianta gritar, não adianta pedir, cantar, levantar cartaz... Nada muda. Mas a gente, continua tentando.

Gonzaguinha morreu em 1991, é dele a música É!. Da só uma olha se ela não é absolutamente atual:

É!
A gente quer valer o nosso amor
A gente quer valer nosso suor
A gente quer valer o nosso humor
A gente quer do bom e do melhor...
A gente quer carinho e atenção
A gente quer calor no coração
A gente quer suar, mas de prazer
A gente quer é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade...
É!
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela...
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação.
..
É! É! É! É! É! É! É!...



Um comentário:

  1. Precisamos tentar mais, e as pessoas precisam ler mais. Textos como o seu, livros, enfim, devem estudar.

    Mas ainda há muito para fazer.

    =*

    ResponderExcluir