sábado, agosto 21, 2010

O Mágico de Oz


Tem aqueles filmes que marcam nossas vidas. Quando me perguntam qual é o meu filme preferido eu sempre dou uma lista que vai d'O Sétimo Selo, até Sobre Meninos e Lobos - ai Deus, preciso começar a gostar de filmes mais animadores. Mas volta e meia eu esqueço aquele que é o preferido entre os preferidos. Não sei o motivo, mas volta e meia eu esqueço da existência do filme maluco, metade em preto-e-branco, metade em cores que me conquistou quando eu era criança.

Lembro de ser criança e ficar encantada com a história, as cores, as musicas, as personagens. Era tudo tão lindo, tão perfeito, tão mágico. Lembro de desejar poder ir para o mundo de Oz e poder conhecer o homem-de-lata. Sabe Deus porque, mas ele sempre foi meu personagem preferido. Acho que era porque ele queria um coração e eu sempre achei isso tão bonito e singelo.

Depois mais tarde, lá na fase pentelha da adolescência, eu, claro, tive que verificar a suposta sincronia entre o filme e o álbum Dark Side of the Moon do Pink Floyd. E fiquei encantada por ela realmente existir. Claro, não me fez gostar mais de Pink Floyd, mas me fez amar ainda mais o filme.

Fiquei anos sem ver. Anos mesmo. Acho que chegou uma época em que eu nem lembrava dele. Até encontrar o DVD, uns 3 anos atrás, e viciar novamente. Assisti dias seguidos. Colocava só para ouvir as músicas, deixava rodando enquanto fazia outras coisas. 

Parei de assistir por um tempo, até que ontem uma personagem de uma série falou uma frase do filme e eu tive que assistir novamente. Sabe de uma coisa? Continua maravilhoso. a história, as cores, as músicas, as personagens. Continua me fazendo sorrir. Continua sendo o preferido entre os preferidos. E eu continuo querendo poder visitar o mundo de Oz só uma vez, só para dar uma espiadinha. Me apaixonei pelo Totó, pelo Espantalho e pelo Leão. Mas o Homem-de-Lata continua sendo o preferido.Ele, e claro, os sapatinhos de rubi da Dorothy... 

Talvez isso seja um sinal que eu não tenha crescido. Que bom. Torço para que todo mundo tenha um ladinho dentro de si que não cresça e que ainda possa se encantar com o filme preferido da infância.

2 comentários:

  1. Flá,

    Eu acho que entendo exatamente o que você sente, talvez não pelo mesmo filme, já que o Mágico de Oz nunca me encantou tanto, ou mesmo marcou, mas pelo simples fato de existir algo que lhe causa o mesmo sentimento desde sempre.

    Eu sou muito ligado as coisas que eu gostava na infância, até escrevi algo sobre no meu blog uns anos atrás, eu não tenho a tendencia de substituir, eu não deixo de gostar de algo, apenas acrescento coisas novas. Acrescentar, e relembrar as antigas. Porque tudo faz parte de nós de um jeito ou de outro.

    Mas como eu falei eu sou muito assumidamente assim, talvez por isso, um dos meus personagens favoritos será eternamente o Peter Pan, que tem uma triste vida feliz.

    E seus textos, cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  2. Você devia gostar mais do Pink Floyd. Te faria bem.

    Beijos,
    Aquele irmão chato dos comentários desnecessários e infames, que além de tudo é egocêntrico o suficiente para deixar uma assinatura muito maior do que a mensagem. Te dou três chances para acertar quem é.

    ResponderExcluir